sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Jogo: Forma - palavras

Montei esse plano do jogo forma-palavras,para o meu portifólio do curso de Pró-Letramento que terminei tem pouquíssimo tempo.O jogo forma-palavras auxilia no desenvolvimento da escrita do aluno.É um jogo de alfabetização muito interessante,torna sua aula muito proveitosa e lógico enriquece o aprendizado do seu aluno.Nesta postagem trago passo a passo,como montar o jogo e de que maneira trabalhei com o mesmo em minha sala de aula.

Plano do Jogo

1. Objetivo:

- compreender instruções orais para poder participar de jogos;
- aumentar o vocabulário;
- reconhecer e nomear as letras do alfabeto, para com as mesmas formar palavras, dentro da escrita convencional;
- trabalhar de maneira lúdica a oralidade na formação das palavras;
- refletir sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita.
- formar palavras utilizando- se de seis a quatro letras.

2. Capacidades desenvolvidas:
- desenvolvimento da oralidade;
- apropriação do sistema de escrita;
- leitura.

3. Material:

- cartolina ou color-set;
- papel contact ou durex largo transparente;
- 1 rolo de papelão (usados em porta toalha, papel alumínio);
- durex colorido;
- tesoura;
- régua;
- cola;
- letras do alfabeto (impressas em computador, ou recortadas de jornal/revistas).

Procedimentos:

1º passo:

- Revista o rolo de papelão com o durex colorido, cobrindo – o totalmente;

2º passo:

- Crie a lista de palavras ao qual deseja que seja formada no rolinho, obedecendo à seguinte regra: a palavra deverá ser intercalada entre uma consoante e uma vogal, e assim repetidamente, (você poderá optar por formar palavras com apenas quatro letras ou todas com apenas seis). No caso deste jogo, foram formadas 10 listas, para 10 rolos (alunos em duplas), contendo cada palavra seis letras.

3º passo:

- Assim que formada a lista impressa ou com letras recortadas (na medida de dois a três cm), monte a mesma, atentando-se a regra de como deverão ser coladas na cartolina ou color – set.

4º passo:

- Recorte tiras de papel no tamanho que deverá ter entre 10 a 14 cm de cumprimento, (essa medida poderá variar devido a diferença na espessura de cada rolinho de papelão);

5º passo:

- Cole primeiro a coluna iniciada pela vogal da palavra na primeira tira de cartolina ou color – set, seguidamente da coluna com consoanteerceira coluna, em outra tira e assim por diante. Após colar todas as tiras no papel, cubra cada uma com o papel contact, ou o durex largo transparente.

6º passo:

- Cole cada tira no rolinho, obedecendo à regra.

7º passo:

- Passe algumas voltas do durex colorido nas beiradas do rolinho, para que as tiras não possam se soltar no movimento que terão. Está pronto seu forma - palavras.

Adequações

O professor poderá trabalhar no Forma - Palavras, os seguintes conteúdos:

- lista de nomes da sala;
- lista de frutas;
- lista de alimentos;
- parlendas


Sempre variando entre quatro a seis letras, ou conforme desejar.

7. Desenvolvimento:

Regra:


O jogo permite que se formem palavras com seis letras, utilizando-se de três sílabas para tal. O mesmo deve ser manuseado da esquerda para a direita. Todas as palavras são iniciadas por uma consoante, sendo intercaladas com vogais. Gira-se cada tira, formando assim a palavra que é permitido ao mesmo. Distribui-se o jogo, explica-se a regra de maneira que o aluno assimile desde o princípio. Forma-se a palavra girando cada letra do rolinho.

1º dia

- Explorando o jogo -
Objetivo:

- assimilar as regras do jogo;
- explorar o mesmo;

- conseguir intencionalmente ou não, formar palavras.


Desenvolvimento:

Nesta aula no primeiro momento, apresentei sutilmente o jogo, com a intenção da dedução dos alunos. Questionei e obtive diversas respostas. Os mesmos durante a exploração perceberam que girando as letras, formariam no primeiro instante, sílabas, seguidamente palavras.

2º dia

- Explorando o jogo -
Objetivo:

- capacidade de expressar-se oralmente e com clareza;
- ouvir atentamente a fala do outro;
- levantar questionamentos a partir do jogo, da escrita de palavras, consequentemente formando-as no jogo.


Desenvolvimento:

Nesta aula, em duplas os alunos, formariam as palavras que fossem permitidas. Deveriam trocar informações entre si, respeitando a vez de cada um ao falar, e observar se em algum momento, quaisquer palavras formadas seriam repetidas em outro agrupamento.

3º dia

- Formar palavras solicitadas -

Objetivos:

- formar palavras solicitadas pela professora;
-
comparar entre as duplas se havia repetição de cada palavra;
- registrar no caderno a palavra formada.

Desenvolvimento:

Nesta aula, troquei novamente os rolinhos do jogo. Os alunos deveriam formar as palavras que lhes era solicitada, percebendo assim a diferença de uma dupla para a outra. Cada dupla que encontrava se conduzia a frente na sala, para mostrar aos demais colegas. A palavra era então acrescida à lista na lousa e registrada no caderno.

4º dia

- O registro -

Objetivo:

- capacidade de expressar-se oralmente e com clareza;
- ouvir atentamente a fala do outro;
- levantar questionamentos a partir do jogo, da escrita de palavras;
- participar de situações que envolvam o uso da escrita;
- formar a palavra no jogo e registrá-lá.
- criar uma lista de palavras utilizando o forma – palavras.

Desenvolvimento:

Nesta aula, em duplas de alunos, registrariam as palavras que fossem formadas, por eles próprios, criando assim sua própria lista. A dupla deveria trocar informações entre si, respeitando a vez de cada um ao falar, e atentar-se que todas as palavras teriam seis letras. Mesmo sendo essa a regra, muitas delas desconsideraram duas tiras de letras, e souberam muito bem, deixá-las do lado direito do rolo, formando assim palavras com quatro letras.

- Meus registros -





2 comentários:

  1. tem um selinho em meu blog para vc.
    amei seu blog.
    bjs
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as atividades, mas essa do forma-palavras é 10!
    pretendo fazer e trabaçhar com ele com meus alunos!
    valeu pela sugestão! muito obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário será liberado após a moderação da autora do blog.